segunda-feira, 20 de julho de 2009

Planejamento? Organização? Pra quê?


Às vezes nos fazemos essa pergunta quando surge aquele cliente esbaforido e apressado, dizendo que acabou de se lembrar de que tem que fazer uma apresentação em inglês (ou espanhol) em uma reunião internacional, com certeza há meses programada pelo board de diretores da empresa. Isso acontece não uma, duas ou três vezes... Não... Acontece sempre! E por que? Onde está o tão falado planejamento que os diretores tanto apregoam em suas reuniões de prospecção de novos clientes? Será que falta organização? Não, impossível... Eles falam disso todo o tempo... Senão, por que uma empresa também recebe a denominação de 'organização'?
E finalmente chegamos à elaboração da apresentação. O que dizer do conteúdo nos slides? Em vez de itens para servirem de lembretes, o loquaz palestrante resolve explicar tudo em detalhes no próprio slide. E toma escrever, escrever, escrever e a nós a traduzir, traduzir, traduzir. É até um contrasenso para nós que ganhamos com a quantidade de palavas/laudas traduzidas produzidas por esses 'escribas' de última hora, mas há um importante detalhe que com certeza até hoje ninguém disse a esses frequentadores de cursos de MBA. Eles precisam saber que quanto mais falarem, escreverem, repetirem, e repetirem o assunto, batendo, e rebatendo na mesma tecla, menos os gringos confiarão na sua mensagem. Para os gringos, muita conversa fiada é sinonimo de mentira, 'BS' (para bom entendedor, duas letrinhas bastam!).
Além disso, levante a mão aquele que já não 'pescou' cochilando no escuro, durante uma daquelas apresentações chatérrimas quando o palestrante simplesmente se deleita fazendo a leitura dos seus textos traduzidos, brilhantemente projetados nos slides, como se os participantes da reunião fossem um bando de analfabetos. Tudo bem, isso é dar um 'senhor' lustro no seu ego, mas também é menosprezar a inteligência do seu prospect, amigo diretor. E cliente prospectado não gosta muito de ser considerado assim, viu? Tente lembrar-se disso na próxima vez que você tiver que preparar uma apresentação para os gringos da sua empresa. Além de prazo, 'KISS' (Keep It Simple, Sir... or whatever). Na boa, tá?

2 comentários:

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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